domingo, 30 de janeiro de 2011

Inter B perde em Rivera

Neste domingo, no primeiro Gre-Nal disputado fora do território brasileiro, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1, de virada, e se manteve como único invicto do Gauchão, após cinco rodadas, e na vice-liderança do Grupo 2 com 11 pontos, um atrás do Juventude. Já o rival caiu para a segunda colocação da Chave 1 ao permanecer com nove pontos, contra dez do Caxias.

Aos 39 minutos do primeiro tempo, Guto abriu a contagem no Estádio Atílio Paiva, em Rivera (URU). Porém, aos 14 e 27 da etapa final, Bruno Collaço, de falta, e Lins, decretaram o escore final.

Antes de jogar novamente pelo Estadual, às 17h do próximo sábado contra o Caxias, o Grêmio decide sua classificação para a fase do grupos da Libertadores a partir das 22h de quarta-feira diante do Liverpool, também no Olímpico.

O Inter, por sua vez, atuará pela primeira vez com seu time principal em 2011 na quinta, às 19h30min. Será contra o Juventude, no Beira-Rio, pela 6ª rodada do certame regional.

- O jogo

O clássico de garotos iniciou parelho e com muitos erros de passes para decepção do baixo público que compareceu ao estádio. Embora ambos os times não poupassem energia para correr atrás da bola, a única chance de gol até a metade do primeiro tempo aconteceu aos sete minutos. Maylson ajeitou no peito pelo meio e lançou para Diego Clementino entrar na área e bater de raspão na bola, facilitando a defesa com a perna de Muriel.

Em um jogo de muita transpiração e pouca inspiração, além das várias faltas que impediam que o confronto fluísse com dinamismo, novo registro de gol foi acontecer somente vinte minutos mais tarde. Na falta levantada da intermediária por Bruno Collaço, o zagueiro Rodrigo Moledo desviou contra a própria meta e obrigou Muriel a voar para espalmar pela linha de fundo.

Por sua vez, o Inter, atuando com três volantes (Juliano, Augusto e Natan) e pouco utilizando os lados do campo, até então apenas havia exigido do goleiro Marcelo Grohe intervenções em bolas despretensiosas alçadas para a grande área. Porém, no minuto 38, Marquinhos cobrou escanteio da esquerda e Guto, livre na risca da pequena área, apareceu para fuzilar de cabeça e marcar o seu primeiro gol na temporada.

A abertura do escore animou o Colorado e baixou a guarda do Tricolor. Antes do término dos 45 minutos iniciais, mais um de acréscimo solicitado pelo árbitro Márcio Chagas da Silva, três boas oportunidades foram criadas pelo time vermelho.

Aos 40, Daniel tabelou com Ricardo Goulart pelo lado direito, invadiu a área e, mesmo marcado, soltou o canudo defendido para escanteio por Grohe. Mais cinco minutos se passaram até que Guto cobrou falta rente ao poste direito gremista. Por fim, Massari avançou pela esquerda até a linha de fundo e cruzou para Ricardo Goulart se abaixar e cabecear por cima.

Para o segundo tempo, o ex-lateral Roger, hoje assistente-técnico de Renato Portaluppi que esteve no comando da equipe tricolor no Uruguai, trocou uma peça que modificou a escalação em três posições. Willian Magrão substituiu Vilson para jogar no meio, com Maylson indo jogar na lateral direita e Mário Fernandes sendo deslocado para a zaga ao lado de Neuton.

Com o time postado mais à frente, a primeira chance de balançar a rede foi do Grêmio. No cruzamento da direita aos nove minutos, Wesley testou para a defesa parcial de Muriel. Na sobra, também de cabeça, Diego Clementino, livre na pequena área, acertou o travessão.

Tomando a iniciativa, os azuis ameaçaram com Mithyuê em um chute de fora por cima aos 12min, e aos 14 foram recompensados com o empate. De falta, Bruno Collaço colocou no canto direito de Muriel que, estático, apenas observou a bola entrar.

Já com Wagner Libano no lugar de Augusto no Inter, o Tricolor criou duas ótimas oportunidades aos 18 e 20 minutos. Primeiro Clementino carregou pelo meio e soltou para Adilson invadir a área e bater de canhota em cima de Muriel. Em seguida, Wesley ajeitou dentro da área e rolou com açúcar para Willian Magrão, com total liberdade, mandar para fora.

Mas aos 24min foi a vez do Colorado desperdiçar a melhor chance de gol da noite. Após passe de Marquinhos, Ricardo Goulart ingressou sozinho na grande área e, na saída de Marcelo Grohe, concluiu sobre o travessão.

Demonstrando mais vontade em campo, o Grêmio contou com a espirrada no taco de Natan aos 27 para virar o marcador. Ao tentar afastar com um chutão a bola para o campo de ataque, o volante deu de rosca para trás e presenteou Lins, que recém havia substituído a Mithyuê. O camisa 18 dominou, entrou na área e bateu colocado no canto esquerdo de Muriel para delírio da torcida azul no Atílio Paiva.

Para tentar se recuperar do prejuízo, o técnico Enderson Moreira trocou Ricardo Goulart por Thiago Humberto aos 32. No mesmo minuto, Roger queimou sua última alteração colocando o lateral Dener no lugar de Wesley. Mais seis minutos foram precisos para que Natan fosse sacado e Marinho entrasse para dar mais movimentação do meio para frente na equipe do Beira-Rio.

Entretanto, as iniciativas coloradas não surtiram muito efeito. Até o trilar final do apito do árbitro, apenas uma situação de empate foi criada. No levantamento da meia-direita, aos 43 minutos, Thiago Humberto cabeceou livre para Grohe saltar e colocar pela linha de fundo.

Chance clara o Tricolor também teve já aos 45. E, se não fosse Muriel abandonar a meta e evita o toque por cima, Diego Clementino teria feito mais um. Mas o placar, depois de quatro minutos de acréscimos, acabou mesmo no 2 a 1 para o Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário