quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pachuca, Mazembe ou Esperance no caminho do Inter no Mundial FIFA


O sorteio que definiu os confrontos da fase de quartas de final ocorreu nesta quarta-feira, na sede da FIFA, em Zurique. Estiveram presentes os representantes dos clubes já confirmados no evento, autoridades das confederações continentais e da FIFA. O presidente Vitorio Piffero chefiou a delegação colorada, acompanhado pelo diretor-executivo de futebol Newton Drummond, do consultor de logística, Rodrigo Ernesto Rego, e do assessor de imprensa, Rodrigo Weber. O evento durou cerca de 20 minutos e foi comandado pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter.


Sorteio do Mundial de Clubes FIFA foi realizado em Zurique, na Suiça

Pachuca CF, do México, TP Mazembre, da República Democrática do Congo, ou Esperance, da Tunísia. Uma dessas três equipes será a primeira adversária do Internacional do Mundial de Clubes da FIFA, em Abu Dhabi.

A definição dos representantes da Ásia e da África ocorre em novembro. A final da Liga dos Campeões da Ásia, entre Zob Ahan e Seongnam Chunma, será disputada em jogo único, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, no dia 13 de novembro. Já o campeão da Liga dos Campeões da África será conhecido em duas partidas. Esperance e TP Mazembe fazem o primeiro jogo em Lubumbashi, na República Democrática do Congo, no dia 31 de outubro, e a partida final no dia 13 de novembro, em Rades, na Tunísia.


Newton Drummond, Vitorio Piffero e o presidente da Conmebol Nicolás Leoz estiveram presentes


Presidente Vitorio Piffero concede entrevista para o canal da Internazionale de Milão


Conheça os possíveis adversários do Inter no Mundial:

Pachuca

- O Pachuca CF é um dos clubes mais bem sucedidos no futebol mexicano nos últimos dez anos. É sediado na cidade de mesmo nome. Foi campeão nacional cinco vezes: venceu a Copa dos Campeões da CONCACAF quatro vezes e foi o primeiro time mexicano a vencer uma competição da CONMEBOL, a Copa Sul-Americana em 2006.

- Fará nos Emirados Árabes a sua terceira participação em um Mundial de Clubes da FIFA. As participações anteriores foram em 2007 e 2008, ambas no Japão. Na primeira participação, perdeu na estreia, nas quartas de final, para o Étoile Du Sahel, da Tunísia, por 1 a 0, e terminou em sexto lugar. Na segunda vez, alcançou as semifinais vencendo o Al Ahly, do Egito, por 4 a 2 nas quartas. Na semifinal, o Pachuca perdeu por 2 a 0 para a LDU de Quito. O time acabou em quarto lugar após perder por 1 a 0 a disputa do terceiro para o Gamba Osaka, do Japão.

- O treinador é o argentino Pablo Marini. Ele começou sua carreira como auxiliar de Américo Gallego, no Newell’s Old Boys. Depois voltou ao clube de Rosário para assumir como treinador principal. Trabalhou ainda no Audax Italiano, do Chile, e estava no Jaguares de Chiapas, do México, antes de assumir o Pachuca em agosto de 2010.

- O capitão do time é o veterano goleiro colombiano Miguel Calero. Destaque ainda para o lateral-direito Paul Aguilar, da Seleção Mexicana, o atacante Herculez Gómez e o volante José Francisco Torres, da Seleção dos Estados Unidos, e dois argentinos: o meia Damián Manso, destaque da LDU campeã da América em 2008, e o atacante Darío Cvitanich, contratado junto ao Ajax da Holanda.

Esperance

- O Esperance é um dos clubes mais populares da Tunísia e é sediado na capital Tunis. É o maior vencedor nacional, tendo conquistado 23 ligas e 12 copas. Foi campeão africano em 1994. É o atual bicampeão nacional.

- Ainda não disputou o Mundial de Clubes da FIFA.

- O treinador do Esperance, Faouzi Benzarti, assumiu recentemente a Seleção da Tunísia em concomitância com o clube. Até o ano passado, ele comandava a Seleção da Líbia. Está no clube desde 2007.

- O melhor jogador da equipe é o meia e capitão Darragi. Além dele, destaque para o lateral-esquerdo ganês Afful e o atacante nigeriano Eneramo.

TP Mazembe

- O TP Mazembe é um tradicional clube africano sediado em Lubumbashi, na República Democrática do Congo. O clube é decacampeão nacional e já alcançou a final da Liga dos Campeões da África cinco vezes, sagrando-se campeão em três ocasiões.

- O clube congolês participou da última edição do Mundial de Clubes, já nos Emirados Árabes. Os africanos perderam suas duas partidas: nas quartas de final, por 2 a 1, para o Pohang Steelers, da Coreia, e na disputa do quinto lugar, por 3 a 2, para o Auckland City, da Nova Zelândia.

- O senegalês Lamine N’Diaye assumiu o comando do TP Mazembe em setembro de 2010. Ex-atacante da seleção do Senegal, ele começou sua carreira no Mulhouse, do seu país natal, e treinou ainda em Camarões e no Marrocos antes de assumir o time da R.D. do Congo. Em 2008, teve uma breve passagem na Seleção do Senegal.

- Os destaques são o zagueiro Nkulukutu, o atacante e capitão Mputu, o craque do time, ambos congoleses, e o outro atacante Tamboulas, da República Central Africana.

O Mundial de Clubes da FIFA será realizado entre 8 e 18 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Confira a tabela da competição:



Tabela da Copa do Mundo de Clubes FIFA

8/12 (14h*) - Partida 1 - Al Wahda x Hekari United
(Estádio Mohammed bin Zayed)

Quartas de final

10/12 (14h) - Jogo 2 - TP Mazembe x Esperance ou Pachuca
(Estádio Mohammed bin Zayed)

11/12 (14h) - Jogo 3 - Ganhador do jogo 1 x Zob Ahan ou Seongnam Chunma
(Estádio Zayed Sports City)

Semifinal

14/12 (14h) - Jogo 4 - Internacional x Ganhador da partida 2
(Estádio Mohammed bin Zayed)

15/12 (15h) - Jogo 5 - Inter de Milão x Ganhador da partida 3
(Estádio Zayed Sports City)
Decisão do quinto lugar

15/12 (12h) - Jogo 6 - Perdedor do jogo 2 x Perdedor do jogo 3
(Estádio Zayed Sports City)
Decisão do terceiro lugar

18/12 (12h) - Jogo 7 - Perdedor do jogo 4 x Perdedor do jogo 5
(Estádio Zayed Sports City)
Final

18/12 (15h) - Jogo 8 - Vencedor do jogo 4 x Vencedor do jogo 5
(Estádio Zayed Sports City)
* Horário de Brasília (6h a menos do que os Emirados Árabes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário